Saúde física e mental #2

Alimentação, eis aqui o que todos sabem porem 90% da população brasileira não se alimenta de forma correta ou saudável isso é um dado recorrente em diversas pesquisas e a mais famosa é a do IBGE que teve uma enorme repercussão nos jornais e tudo mais, mas o que é comer bem, o que comer, quando comer e quanto comer, são as perguntas mais frequentes.

Os índices dessas pesquisas questionam todas essas questões, primeiramente sim, não há uma regra absoluta para nenhuma dessas questões porque a variedade de biótipos faz com que seja impossível ter essa formula magica da saúde, então como ter um parâmetro, tratando de regras básicas, primeiramente inverter totalmente nossos costumes de quanto e quando comer em ordem cronológica tradando do seu dia. Maioria das pessoas se alimenta da seguinte maneira, ao acordar não tomam líquidos comem ligeiramente pouco e saem para seus compromissos voltam a se alimentar em média de 4 horas depois no almoço que é quando então literalmente estouram a boca do balão e ai seguem sem comer por média de 6 horas ou se não tem apenas alguns snacks durante o dia até a última refeição do dia que é a janta, onde é muito próprio mas em grande parte pelo cansaço do dia e pelo tempo sem comer nessa refeição pode se dizer que são poucas as pessoas que não comem tanto quanto no almoço.

Falando do que sabemos que é o caminho mais indicado a seguir, primeiramente as refeições não podem ter tanto tempo de diferença e mais importante e que não se coma tira-gostos com frequência, e que sejam refeições de volume decrescente ou seja mais de manhã e menos a noite logico que o almoço sempre será a maior refeição, mas sendo feita uma boa refeição ao se acordar diminui-se a necessidade de uma refeição dotada de excessos. Outro pondo simples e fundamental é a variedade dos alimentos, mais uma vez é impossível dar uma regra, porem o indicado e que se coma em variedade de frutas, verduras, carnes, cereais e grãos. Lembrar sempre não é proibido comer os famosos “junk foods” porem tente evitar a regularidade e também se atentar com alimentos que possuem excesso de sal e açúcar e gordura trans.

Agora o mais importante da alimentação que em momento algum citei só deixei uma pista para que você se policiasse ao ler isso em quais momentos você tomou água nesses dois dias citados? O grande erro é não beber água, primeiro dar muito tempo entre um copo de água e outro,ou quando tomar, matar um litro de água e não esquecer daqueles que simplismente não tomam água. Posso dizer eu sou esses três erros comuns, porem voltando a mais uma vez a pesquisas, você pode imaginar quantas doenças a falta de água pode acarretar ou agravar, então eis a forma correta de se hidratar, ao acordar um belo copo em jejum, gradativamente porções menores porem com intervalos curtos o mais importante é seguir essa regra e garantir que será consumido uma média de dois litros por dia.

E ai você consome pelo menos um, sei que muitas vezes não então lá vai a bomba a ingestão de água trata principalmente de três grandes fatores a hidratação, renovação e a reposição de simplesmente tudo, até porque somos 70% líquidos, auxiliamos com isso a oxigenação sanguínea, evitamos problemas renais, auxiliam o trato digestivo, a elasticidade da pele, também trata e recondiciona músculos e articulações, alguém percebeu? Mas tudo isso está relacionado com o que mais nos assusta o sexo, exatamente não tome agua e provavelmente não fara isso muito bem ou por muito tempo.

Tiago Campana
Cauvo


Leia também:
Saúde física e mental #1
Saúde física e mental #3
Saúde física e mental #4

Deixe um comentário