O que te inspira #3

Imagine você viver na era da inclusão digital e não poder usufruir disso apenas por ser mulher? É pensando nisso que hoje falamos a história de Malala Yousafzai, uma jovem de Paquistanesa que venceu o prêmio Nobel da Paz em 2014 quando tinha apenas 17 anos, tornando- se a mais jovem a receber tal honraria.

Malala nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão. Filha de um professor e do dono da escola, sempre foi incentivada a estudar. Para conseguir tal feito, ela sempre ia de ônibus escolar com a roupa do colégio escondido dentro da mochila, para não despertar curiosidade do Talibã. Mesmo assim, em 2008, o grupo terrorista atacou 15 escolas para meninas no país, entre elas a de Malala.

Seguindo sempre seu sonho de ser médica e incentivada pelo pai, a menina seguiu estudando e quando tinha 12 anos foi convidada pela rede BBC para escrever anonimamente em um blog para a rede de telecomunicações, explicando como era sua vida no país. Seus pais sabiam do risco, porém achavam que se caso houvesse uma retaliação do Talibã, seu pai é quem seria o alvo.

O blog durou alguns meses, o suficiente para ganhar notoriedade na mídia. Malala deu entrevistas em vários meios de comunicações, ganhando a simpatia e seguidoras em todo o mundo. Não contente com isso, em 9 de outubro de 2009, o grupo terrorista atacou Malala enquanto ela voltava da escola, acertando 3 tiros na menina. Em situação critica, foi levada para a Inglaterra, com ajuda do governo do país, onde realizou duas cirurgias. Recebeu alta apenas em janeiro e passou a viver no seu novo país, juntamente com sua família.

Ainda vivendo sobre a batuta do medo, nossa jovem guerreira não desistiu. Em julho de 2013, Malala discursou na assembleia da ONU para mais de 100 pessoas, na cidade de Nova Iorque. Um ano depois, foi a mais jovem vencedora do prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos de idade. Malala acaba de ganhar uma bolsa de educação em Oxford, nos EUA, onde irá estudar filosofia, politica e economia. Ela pretende, depois de tudo isso, ainda voltar ao seu país natal e se tornar uma grande politica.

E aí, o que te inspira?

Anderson Caxa
Esportista, cinéfilo, leitor e beberrão