Feliz ano Novo!

A equipe do Barba agradece a todos
que acompanham nosso blog.
Desejamos a todos vocês boas festas e
que todos os pedidos se realizem.
Que continuem na esperança de um mundo melhor,
para que nós continuemos trabalhando para isso.

Que venha 2018 e que seja um ano prospero para todos nos.

Tiago Campana
sobrevivi a 2017, que venha 2018 !

Piscar

Feche os olhos,
e imagine plebeu
o mundo só teu
então alguns bugalhos:

qual a trilha sonora?
qual a paisagem?
o horizonte é amarelo?
há um horizonte?

Rios do suco que você adora?
uma estátua a sua imagem?
qual a cor do castelo?
sem pedir, só aponte?

Olhos abertos agora,
um pensamento aflora,
eu quero voltar?
ou transformar esse lugar.

 

Tiago Campana
estalo os dedos quando me esqueço de algo

Amor não é uma troca

Primeiramente gostaria de deixar claro que eu não tenho a intenção de que o leitor concorde comigo, até porque isso não é mais do que minha opinião sobre. E se você não tem ou não consegue entender esse ponto de vista sinto informar, mas você precisa rever seus conceitos.

Primeiro para entender o fato de não ser uma troca e preciso comparar os tipos de amor. Você já prestou atenção em relacionamentos duradouros, amizades, relações familiares, casamentos etc. Todos eles têm algo em comum não são baseados em trocas. Há ele (a) só é meu amigo se me trouxer um benefício, amigo (a), desculpa sua amizade não vai durar. Há meu parente tem dinheiro, desculpa isso não será saudável para ninguém. Há ele (a) é linda, muito inteligente e faz tudo por mim, desculpa, mas esse casamento ou namoro está fadado ao fracasso. Sabe o que todo esse exemplo tem em comum a falha no cálculo de erro, todos nós falhamos, deixamos de ser, mudamos, coisas acontecem.

Não dá para amar esperando algo em troca, um pai, uma mãe tem sim planos para seus filhos, mas não é nisso que se baseia o amor. Também é preciso entender que toda relação é sim uma relação egoísta você nunca vai estar com alguém que te faça mal a não ser que você goste desse mal, caso contraio você precisa de um psicólogo.

Pergunte-se então e se meu parceiro (a) me pedisse um relacionamento aberto, você teria capacidade de entender que isso é para ele (a) e que isso não tem nada a ver com você e sim com o que essa pessoa sente. Já parou para pensar no porquê das pessoas se unirem, não é nada mais do que se completar, como diz no conto dos seres andrógenos, precisamos de pares ou alguns de nos.

Concluindo, se você não este preparado para não receber então você não sabe dar. Relacionar-se é muito mais do que trocar, temos sim que trocar, mas não é condicional. Não espere que o outro te traga a felicidade do estar, simplesmente sinta-se feliz em estar, é sim muito duro aceitar que somos egoístas e imaturos, mas muitos de nós somos e por isso falhamos como seres humanos, não há nada mais especial do que o tempo e a experiência para você comprovar que as pessoas que mais te fizeram e fazem você feliz são aquelas que, mesmo sem ter a intenção de te fazer, fazem.

Tiago Campana
gosto de azul marinho

Porque não ser você

Nos por essência somos sempre, um pouco de tudo que nos pode fazer vencer e tudo do que pode nos levar ao fracasso, com toda certeza ser você é estar em cima da linha.

Você nunca vai só gostar disso ou só fazer aquilo, naturalmente vivemos em ciclos curtos ou longos porem todos são alteráveis, únicos porem entre uns e outros há ligações onde eles se misturam. Somos sim nossos próprios predadores como diz Plauto “Homo homini lúpus”.

Focados ou não nossas inúmeras camadas de nos mesmos desfocam a essência. Não há cura para esta situação, não há “e se” para a contextualização, você sempre se pegara pensando e desviando de se mesmo, com todo o intervalo e oscilação do tempo que você demora para pensar, com o tempo que você demora para entender o que você pensou.

Maquina falha é como podemos nos definir. Por sorte podemos driblar todas essas situações, com maturidade e nada mais. Auto compreensão expõe as falhas, mais que isso te traz com clareza o porquê delas e com isso você consegue criar maneiras de não ser somente você. O ideal é ser o que há de melhor em você e buscar de fora o complementar.

Tiago Campana
Adoro tapetes

Teoria do inseto

Evoluir é melhorar, porém há sempre aqueles que evoluem mais que outros. Os que não passam por isso deixam de existir. A seleção natural não é cruel, é justa.

Tendo em vista todo o quadro evolutivo que conhecemos, da pré-história até hoje, não há progresso instantâneo. É preciso de tempo, tanto para indivíduos que se sobressaem, como para um grupo sintetizar os aprendizados.  Aprender vem com o erro, não existem registros históricos de um conhecimento real que não tenha sido fruto de tentativas e erros.

Falando de insetos, podemos ver como a evolução é relativa, pois não há primeiro passo superior ao passo de um inseto. Suas necessidades não são difíceis de serem supridas, sua capacidade de adaptação é absurda, sabemos que muitos deles suportam 300 vezes seu próprio peso. Em muitas espécies é notável a organização social e o profundo entendimento hierárquico.

Curioso então estarmos falando de seres que não sofreram evolução, somente a seleção natural. Mas como é possível tanta complexidade, qualidade e serem o que são? Rastejam, comem restos, não tem muitas escolhas em suas vidas, não apresentam linha de raciocínio… A explicação é simples, eles possuem um curto período de vida, só. Uma mosca tem todo seu processo de vida em vinte e quatro horas, ela nasce, se reproduz, alimenta e morre neste tempo. Teríamos evoluído se vivêssemos dias ou meses? Com certeza não! Parte de nosso “boom” evolutivo é graças ao tempo de vida que temos, o indivíduo só passa seus aprendizados para a próxima geração, se ele tiver aprendido algo.

Então podemos afirmar com esse raciocínio, que se as formigas vivessem 10 anos cada, um dia cavar não faria sentido e então começariam a se perguntar, pois o questionamento traz a curiosidade, vontade de mudar, experimentar e sobretudo o saber.

Não tenha medo de questionar, mudar, ser curioso… Isso vai te diferenciar de um inseto.

Tiago Campana
aspirante a Entomológico

Opinião crítica sobre Amor

Quem nunca se perguntou: “eu realmente amo?”. Talvez seja esta uma dúvida de todos. E a resposta é: “você sabe o que é amor?”. Quase sempre, nossa opinião inicial ou nosso pré-conceito seja o mesmo que nossa sociedade ou nosso meio tem. Sabemos que ambos os conceitos estão mudando, mas isso muda o que é amor?

Devemos entender mais sobre ser “Humano”, não digo que animais sejam desprovidos de tal, porém, cada espécie ama de diferente maneira seus filhos, parceiros e lares. Isso os faz amar em diferentes intensidades? Acho que não!

O que precisamos entender é que a complexidade de cada indivíduo da nossa espécie traz consigo suas infinidades no amar, logo, não há início, vida, proposito ou fim definido para amor. Jamais definiremos amor em nossa espécie, pois somos genuínos.

Minha opinião: guarde tudo aquilo que aprendeu, pois conhecimento nunca será demais. Esteja sempre aberto e atento para o novo. Esteja aberto para viver, mas mantenha-se consciente. Nem sempre há porquê ou o quê ou intensidade. Nem sempre é natural, cultivar depende do como. Há uma linha tênue entre in e finito, mas o importante é jamais julgar, quando julgar definirá, então, menos belo será.

Tiago Campana
Amante

Saúde física e mental #1

Existe hoje milhares de estudos sobre qual são os métodos corretos para ter uma vida saldável e estar no jargão homem moderno, vamos destacar então em etapas o que se deve fazer.

Primeiramente o sono, não é tão pouco falado nem existem poucos estudos, pelo contrário segundo muitos estudos o sono é o principal passo para uma vida saudável, existem algumas contas que definem quanto nos dormimos, de bebe a uma criança o sono médio por dia e de 10 a 14 horas por dia e isso se estende do nascimento até os 8 anos, ao atingir essa idade a criança entra em um estágio de muita energia e começa a dormir menos mas essa faze dura pouco logo aos 13 a 14 anos o sono volta a média de 10 a 12 horas por dia e assim perdura até os 22 anos de idade quando então começa a diminuir para 8 a 10 horas e gradativamente vai diminuindo até o dia que morremos, os estudos dizem que dormimos durante a vida de 6 a 8 horas por dia isso corresponde de 1/3 a 1/4 de nossas vidas ou seja se você viver 60 anos você terá passado de 15 a 20 anos DORMINDO, ou seja leve a sério seu sono.

segundo muitos estudos para se dormir bem são necessárias diversas mudanças e maus hábitos exemplo jantar e deitar, deitar com luzes acesas, deitar usasando smartphones ou tabletes para ver redes sociais e-mails ou vídeos, tudo isso faz com que você demore muito a dormir ou casa durma não deite com a mente preparada para o descanso isso aumenta a duração do primeiro estágio do sono, já falando sobre estágios um consenso sobre o sono e de que ele possui 5 estágios e o que realmente importa e atingir o último, então tudo que atrasa chegar a este último estágio é prejudicial.

Outra grande dica é montar usa rotina para que se tenha as 8 horas por dia ou seja se programe-se para seguir os seguintes passos, que sua última refeição tenha no mínimo 2 horas antes do sono, que seu corpo não esteja totalmente exausto para deitar uma boa dica para melhorar seu sono é o banho pouco antes de deitar, adaptações no local onde você dorme também são necessárias tipo iluminação o conforto de onde dorme muda totalmente sua qualidade, um grande avanço para dormir bem é ter um colchão adequado para seu biótipo, pra saber qual é o mais adequado a você é necessária uma conta que leva em conta seu peso e seu tamanho e tem de se levar em conta o ter ou algum tipo de problema de saúde relacionado a dores nas costas e afins, ou seja deve se calcular seu IMC e escolher a partir daí a densidade do colchão.

todas essas dicas vão te trazer diversos benefícios, os que eu considero mais relevantes são, bom humor, disposição, baixa considerável nos níveis de ansiedade e coisas relacionadas, regular sua pressão arterial reabilitando seu corpo e mente para o próximo dia, assim seguem por diversos setores até mesmo no sexo.

Tiago Campana
Dorminhoco


Leia também:
Saúde física e mental #2
Saúde física e mental #3
Saúde física e mental #4